Projeto Memorial do Caipira
CTC – Centro de Tradição Caipira

O CTC Centro de Tradição Caipira de São José do Rio Preto surgiu da união de alguns empresários e profissionais liberais, bem sucedidos em suas carreiras, e, vindos de “Famílias Caipiras”.
O trabalho deste pequeno grupo vem recebendo muitos elogios de autoridades e pessoas dos mais variados meios sociais. Assim, um dos objetivos que move o CTC é o desejo de levar a “verdadeira cultura caipira” a um número maior de pessoas.
O “caipira” é o tipo humano encontrado no interior paulista, do Mato Grosso, norte do Paraná e Goiás, com uma grande riqueza cultural.
Preservar e mostrar a verdadeira identidade do Caipira é essencial para sanar algumas distorções presentes em nossa sociedade.
Assim, como o sertanejo do nordeste, o vaqueano, o jangadeiro, o caiçara e o gaúcho, o caipira merece ser respeitado.
Sua origem violenta e de absoluto abandono, associada à falta de instrução, a deficiência de higiene e uma série de outros problemas motivados por diferenças econômicas e sociais, fizeram do “caipira” um tipo humano característico e estereotipado.
Infelizmente, muitos deturpam a figura do “caipira”, tornando-a caricata e estereotipada por pura falta de conhecimento do que ela verdadeiramente é.
Outros insistem em ignorá-la, como se não existisse.
Para piorar as coisas, “os caipiras” são discriminados por outros grupos que costumam imitá-los, fantasiando as crianças e mesmo alguns adultos, com roupas cheias de remendos extravagantes e ridículos, durante as festas caipiras tradicionais.
Hoje as festas juninas, quadrilhas e folias de Reis, vêem sofrendo forte interferência e uma enorme descaracterização da realidade.
Ações que podem corrigir essa discriminação, e esse, um dos objetivos do CTC, que tem se reunido, mensalmente para discutir e agir efetivamente contra este preconceito.
Procurando ações efetivas, idealizamos um projeto Cultural e Turístico, que foi apresentado à Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo e ao Ministério da Cultura, e aguardamos uma posição do Governo, para juntos corrigirmos essa "imagem" do caipira.
Juntos, podemos valorizar essa gente interiorana, divulgando o seu conhecimento e cultura que, na realidade, constitui uma das primeiras brasilidades de nosso País.
O projeto “Memorial do Caipira” nasce dentro deste contexto com a intenção de preservar, divulgar e promover a “Cultura Caipira”.
Quando o ser humano é capacitado e exerce uma atividade produtiva, aprende juto com estes valores, a preservar suas origens e a respeitar o passado.
Visite o site http://www.ctcriopreto.com.br/.

Moacir Alves Borges
Presidente
CTC - Centro de Tradição Caipira

Rosimeire Navarro
Coordenadora de Projeto
CTC - Centro de tradição Caipira

Um comentário:

  1. Este trabalho de vocês é extremamente importante para a conservação de nossa cultura...
    Muito Obrigado...
    Carlos Alexandre

    ResponderExcluir

Cultura, Livros e Filmes Publicados

Grandes personalidades do CTC - Centro de Tradição Caipira

Livro
João Borges – Terras, Gentes e o Desbravamento do Noroeste Paulista

BORGES, Moacir Alves. João Borges – Terras, Gentes e o Desbravamento do Noroeste Paulista. 1. ed.
SJRP São Paulo: Editora Inteligência Ativa, 2007.
Assunto: As famílias Borges, Figueiredo, Gonçalves, Silveira, Ferreira e Souza fazem parte da história e estão nos relatos e fotos que compõem o livro. A obra é um belo relato da vida, dos costumes, da economia e dos hábitos alimentares das grandes famílias que desbravaram o Noroeste Paulista. O grande médico Moacir Alves Borges, conta a história do avô João Borges, um grande Sertanista. A leitura deste livro é obrigatória para conhecer nossa história e entender o presente. Um magnífico trabalho sobre a “Cultura Caipira”.
270 pp.
ISBN 978858922392-8
18 X 24


Livro
Sonhos de Poeta

FACHINI, Jayr Aparecido. Sonhos de Poeta. 1. ed.
SJRP São Paulo: Editora Inteligência Ativa, 2007.
Contos e Poesias
Assunto: Sensibilidade, beleza e valores humanos são encontrados nas fotos e nas poesias que compõem este livro. Um magnífico trabalho que retrata a alma humana. Uma excelente leitura para aqueles que apreciam e enxergam a beleza de uma vida simples.
112pp.
ISBN 9788589223 55-2
21 X 20


Filme
Fio de Bigode - Um documentário Caipira

DVD - 30min - Documentário
Produzido por José Carlos Pontes e Fernando Marques, com o título "Fio de Bigode - Um documentário Caipira", a obra mostra um pouco da história e da vida dos "caipiras". Belas imagens, claras explicações e fortes depoimentos fazem parte deste grande trabalho.
Merece ser visto e divulgado.